terça-feira, 14 de junho de 2011

Relato sobre a reunião de 28 de maio

Reunião do Movimento em 28 de maio de 2011
Nesta reunião contamos com a presença de Luis França, participante do Movimento pela Implantação da Universidade Federal (Unifesp) da Zona Leste.
Luis França expôs para o nosso grupo a história do movimento na zona leste, que já possuí mais de 30 anos, sendo que nos últimos 4 anos é que o tema da universidade federal tem sido tratado de forma mais efetiva. Relatou-nos os momentos mais significativos da luta como a plenária em que o prefeito Kassab se comprometeu com a compra do terreno para implantar a Universidade, destacou a importância de documentar todas as ações, socializou conosco contatos junto ao MEC e à própria UNIFESP. Chamou nossa atenção para a importância de termos paciência e habilidade para administrar o vai e vem dos interesses e prioridades do Poder Público. Destacou ainda a importância de trazer para o movimento o maior número de apoiadores seja da sociedade civil, seja parlamentares, igrejas, escolas, etc. e lembrou que o mais importante mesmo é a mobilização popular, de modo especial a mobilização da juventude.
Alertou-nos ainda a respeito da dificuldade em tratar do tema com os Conselhos Universitários das universidades públicas que em geral são reticentes quanto às possibilidades de expansão do acesso e dos serviços prestados pelas universidades. Falou ainda sobre os cursos de extensão universitária que já estão acontecendo e que tem sido uma boa oportunidade de aproximar a universidade das comunidades.
Após a apresentação do senhor Luis França, foram feitas intervenções e decididos os encaminhamentos a seguir:
• Ampliar e fortalecer a comissão executiva. Ficou formada por: Marcos, Sueli, Isaias, Nado, Miguel, Antonio, Elcio, Sivi, Adriana e Judith
• Definir uma programação de atividades que estabeleceu o 4º sábado de todo mês para as reuniões
• A realização de uma plenária em 30 de julho de 2011
• Fazer abaixo-assinado para circular em escolas, comunidades, mutirões e outros espaços. Aproveitar o abaixo-assinado para divulgar o movimento e agregar mais pessoas.
• Conversar com o bispo da Região Episcopal Brasilândia, Dom Milton
• Iniciar o mapeamento e indicação de possíveis terrenos e espaços para serem indicados às universidades
• Realização de reuniões menores: por subprefeituras, por comunidades, paróquias, escolas, mutirões, entidades, etc
• Criar uma política de divulgação e comunicação para jornais e rádios da região.
• Criar uma política de divulgação e comunicação para redes sociais.

• Próxima reunião:
25 de junho às 9h00 na EMEF Padre Leonel Franca – Jd. Rincão

Nenhum comentário:

Postar um comentário