domingo, 27 de janeiro de 2013

Anunciada doação de terreno para construção do Instituto Federal - câmpus noroeste

Querid@s amig@s,

Nos últimos meses não tivemos tempo e disciplica suficientes para manter as postagens atualizadas. Porém, continuamos na luta e mantivemos nossa organização. Fizemos reuniões mensais do Movimento Pró-Universidade, tivemos encontros com a antiga gestão da Prefeitura de São Paulo, com setores da Igreja Católica, com parlamentares que apoiam a nossa luta e também com o então candidato à prefeito da capital, Fernando Haddad.

Para nossa satisfação, logo no início da nova gestão, Haddad cumpre o compromisso assumido com o movimento e a comunidade em agosto de 2011 no Jardim Eliza Maria: construir o primeiro equipamento de ensino superior público da região norte-noroeste: o Instituto Federal de Teconologia.

A seguir trecho da nota retirada da página da prefeitura:

Com Dilma, Haddad anuncia terreno para universidade na Zona Leste

Ao lado da presidenta, prefeito assinou projetos de Lei para cessão de terreno para a Unifesp, em Itaquera, e para o Instituto Federal, em Pirituba



Terreno conhecido como "Mutinga 951" localizado próximo à estação de trem e terminal de ônibus em pirituba, onde será construído o novo câmpus noroeste do Instituto Federal Tecnológico de São Paulo.
 Em seu aniversário de 459 anos, a cidade de São Paulo recebeu do Governo Federal 300 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida e 84 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A cerimônia de entrega foi realizada no Residencial Iguape I, na Zona Leste da cidade. Ao lado da presidenta da República, Dilma Rousseff, o prefeito Fernando Haddad anunciou também assinou os projetos de Lei para a cessão de terrenos do município para a construção de um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Itaquera, e da nova unidade do instituto de Educação, Ciência e Tecnologia, em Pirituba.

O prefeito destacou a luta da população da zona leste pela construção da universidade. "Quantas vezes o povo não abraçou o terreno da Gazarra?", lembrou Haddad, se referindo ao local que já abrigou uma metalúrgica e que irá receber a universidade federal. Haddad ainda ressaltou que o novo campus fecha o anel universitário metropolitano de São Paulo. "Um sonho de quatro anos vira realidade. A Universidade é de vocês", completou.

Durante o ato, o prefeito também assinou termos para a construção de dois reservatórios de contenção das cheias dos córregos Aricanduva (Zona Leste) e Zavuvus (Zona Sul), além de obras de contenção em áreas de risco geológico na zona Leste.

“Serão empregados nas obras R$ 74 milhões para combater as enchentes e também garantir que as encostas recebam o cuidado necessário para evitar o risco aos moradores dessas áreas. Estas três obras também serão construídas em parceria com o Ministério das Cidades”, disse Haddad.

As 300 unidades habitacionais do “Minha Casa Minha Vida” foram construídas em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação. Com a entrega, 181 famílias deixaram de morar em áreas de alto risco. O restante das moradias será dividido entre as famílias inscritas em programas habitacionais da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), cuja demanda se enquadra no perfil do empreendimento.

“A parceria com o governo do prefeito Haddad é importante porque nós precisamos de terrenos, saneamento e acesso. Hoje o Brasil tem de fato um dos maiores programas de moradia popular do mundo porque nós optamos por isso”, destacou a presidenta Dilma Roussef
Retirado de: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=52454