sexta-feira, 27 de maio de 2011

Haddad dá prosseguimento a expansão universitária na Grande São Paulo

Sexta-feira, 27 de maio de 2011 - 17:00 Osasco (SP) – O ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugurou nesta sexta-feira, 27, as novas instalações dos campi universitários da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Santo Amaro e em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Acompanhado do secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, e do reitor Walter Albertoni, o ministro reiterou que esses eventos complementam as ações que pretendem criar um anel de educação superior em torno da capital paulista.

“O presidente Lula deu início ao maior plano de reformulação e ampliação das universidades no Brasil”, lembrou o ministro. “Encontramos as universidades federais totalmente sucateadas e agora não só recuperamos, como implantamos novos 126 campi e criamos 14 novas universidades.”

Haddad referiu-se à presença da União em São Paulo. “São Paulo ainda é o estado que proporcionalmente oferece menos vagas públicas de ensino superior federal. Por isso, a incidência do Prouni (Programa Universidade para Todos) é maior aqui. Mas isso não basta. Ampliamos a Unifesp, criamos os campi da Baixada Santista, Guarulhos, Diadema, Santo Amaro, agora Osasco. Em breve vamos inaugurar o campus do Embu e vamos ultimar o campus da Zona Leste de São Paulo. Além disso, a Universidade Federal do ABC atua em Santo André e São Bernardo. E o Instituto Federal de São Paulo amplia suas ações pela grande São Paulo e, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, pelo interior do Estado.”

O Governo Federal investiu, em 2010, mais de R$ 1,12 milhão apenas no campus de Osasco. Em 2011, estão previstos R$ 4,36 milhões. Por enquanto, são oito cursos com 320 vagas. Na unidade de Santo Amaro, na zona sul da capital, serão oferecidos cursos de extensão voltados às comunidades de jovens, crianças e idosos.

Fernando Haddad conclui sua agenda em São Paulo na noite desta sexta-feira, quando participa do debate Reflexões sobre a instituição das políticas de igualdade racial, na sede da Fundação Friedrich Ebert.

Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: educação superior, expansão

Fonte: www.mec.gov.br

terça-feira, 24 de maio de 2011

Próxima Reunião: 28 de maio

UNIVERSIDADE PÚBLICA DA ZONA NOROESTE

A carta abaixo foi encaminhada ao ministro da educação Fernando Haddad e ao reitor da Universidade Federal de São Paulo Prof. Dr. Walter Albertoni em 09 de abril de 2011.
Enquanto aguardamos resposta das autoridades é preciso aumentar a mobilização, divulgar a ideia, conquistar novos apoiadores e nos organizarmos para apresentar nossas propostas.
Os primeiros passos já foram dados!!! Agora é hora de todos participarem.

PRÓXIMA REUNIÃO:
DATA: 28 de maio às 10h00
LOCAL: Paróquia São Luis de Montfort (Alt. do 2500 da Estrada das Taipas)